quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Devaneios de uma caganita

Por estes dias a minha caganita incomodou-me com um assunto muito delicado, a velhice e a morte. Foi preciso chegar aos 4 anos de idade para parar e pensar porque raio há crianças e pessoas grandes, e pessoas velhinhas... Perguntou-me então porque é que a bisavó era tão velhinha, e eu respondi que todos nós nascemos bebés, depois ficamos crianças como ela, crescemos mais um pouco, ficamos grandes e um dia ficamos velhinhos... ao que a criatura me desata num grande pranto desalmado, a dizer que não quer que eu fique velhinha. Eu tento acalmá-la e explicar que isso vai demorar muuuuito muito tempo até que ela vira a conversa e me pergunta: mamã e depois? (Yap, parou para pensar que a velhice é o ultimo estado portanto o que raio é que acontece após a velhice), e eu tentei desviar a conversa, sim porque se a moça já estava naquele estado só de imaginar que a mãe um dia ia ser velha, que fará se eu lhe explicasse que um dia eu vou morrer. Até que ela se põe novamente a pensar e sai-se com esta: mamã eu não quero SER VELHA buáaaaaaaaaa e nossa senhora que grande choradeira ia para ali!! E eu a pensar "oh sorte, estava eu tão bem e descansadinha a ver um filme...". Com a minha paciência lá tento acalmá-la de novo, explico que isso demora muuuuuito muuuito tempo ao que ela no final, de olhos lavados em lágrimas e ainda a soluçar me diz: mamã então prometes que quando eu for velhinha me compras uma coisa daquelas para eu andar? (referia-se a um andarilho, como tem a bisavó).
Como é que se explica a uma caganita de 4 anos, que um dia os avós que ela tanto adora, vão morrer, que a mamã e o papá vão morrer, que todas as pessoas que hoje são a vida dela, um dia vão todas desaparecer, que um dia ela vai ser crescida e vai ter a sua própria família e os seus próprios filhos e que um dia ela vai dar por si a ter esta conversa com eles... acho que isto é pior do que a conversa do "mamã como é que eu nasci?"
E faz-me lembrar a pancada que me deu lá para os 5 anos, um dia acordei e achei que ia crescer imenso e não ia parar mais (era efeitos do filme Alice no País das maravilhas) e que os meus pais iam continuar do mesmo tamanho e eu ia ficar tão mas tão alta que não conseguia falar com eles... mas porque raio eu achei que só eu é que ia crescer até às nuvens e os outros não? E o pior é que também andei o dia inteiro a chorar por causa disto "eu não quero cresceeeeeeeer buáaaaaa".
Está visto que é um problema de família

Sem comentários:

Enviar um comentário